Incra pública 2ª Edição do Manual Técnico para Georreferenciamento de Imóveis Rurais
O ano 2022 vai encerrar com chave de ouro para os geomensores de todo Brasil. A Diretoria de Governança Fundiária do Incra publicou esta semana a Portaria nº 2.502, que Aprova o Manual Técnico para Georreferenciamento de Imóveis Rurais - MTGIR - 2ª Edição.
Esta nova edição traz algumas novidades anunciadas previamente pela Presidente do Comitê Nacional de Certificação, Quêidimar Guzzo durante a Live Geoclub, realizada em outubro deste ano.
Confira a entrevista na íntegra:
O atual normativo traz uma série de inovações e orientações para realização dos serviços de georreferenciamento e certificação dos imóveis rurais. No âmbito dos métodos de posicionamento, os destaques são inclusão do posicionamento PPPRTK e Estação Livre, bem como um maior especificação do posicionamento por Base Cartográfica que incorporam possibilidades de solução para medição e novas orientações para a definição das coordenadas dos vértices definidores dos imóveis rurais.
Outro destaque está na inclusão de novos vértices em parcelas certificadas para os casos de desmembramento e atualização de parcela certificada em que houver a necessidade de inclusão de novos vértices. Para tanto, o Incra definiu a tolerância admitida entre o vértice medido e o alinhamento existente.
De uma forma geral, o MTGIR chega com um maior detalhamento e orientações claras e objetivas aos profissionais que atuam no mercado de georreferenciamento. Com a publicação deste normativo o Incra deve disponibilizar em breve a atualização do Manual para Gestão da Certificação, visando padronizar as análises realizadas no âmbito dos Comitês Regionais de Certificação em todo país.
Comments