Pesquisa sobre Mercado de Geo identifica atuação e desafios
Segunda edição da pesquisa busca entender o perfil do profissional que atua com georreferenciamento, geoprocessamento e geotecnologias.
Por AnáliseGeo, 05/06/2024
Um mapeamento da atuação dos profissionais de Geo no Brasil está em fase de coleta de dados por meio da segunda edição da Pesquisa sobre Mercado de Geo. O formulário online está aberto até o final de junho (30) para receber respostas de profissionais de georreferenciamento, geotecnologias, geoprocessamento e geoestatística, sobre novas soluções, estratégias de geração de negócios, principais atividades, e temas como empreendedorismo, atualização profissional, uso de drones e Inteligência Artificial.
Miguel Neto, engenheiro cartógrafo do Análisegeo coordenador da pesquisa, considera fundamental entender as dinâmicas do mercado de Geo para fortalecer a formação e atualização profissional, contribuindo com a qualificação de uma área elementar para o desenvolvimento do país.
“Com a crescente disponibilidade de dados geográficos e novas tecnologias, como a Inteligência Artificial, o mercado de Geo está em contínua expansão e oferece oportunidades para profissionais e empreendedores no setor. Conhecer a movimentação desse mercado e de seus profissionais é o primeiro passo para pensar em soluções e qualificação, ampliar possibilidades e participar do fortalecimento de políticas nacionais. A segunda Pesquisa sobre Mercado de Geo vai permitir analisar as inovações que já são realidade para muitos empresários e profissionais, as tendências em técnicas e usos de geotecnologias, os desafios e ter uma visão 360º do desenvolvimento dessa área no país”, afirma Miguel Neto.
Como participar
Para participar da segunda Pesquisa sobre Mercado de Geo, basta acessar o link https://bit.ly/pesquisageo2024, preencher o formulário e enviar as respostas até o dia 30 de junho de 2024. É gratuito e os participantes podem concorrer a um brinde especial, que será sorteado ao final da pesquisa. Os resultados serão divulgados no mês de julho.
Primeira Pesquisa
A primeira Pesquisa sobre Mercado de Geo, aplicada no período de 13 de julho a 6 de agosto de 2020, teve um total de 195 respondentes de 21 estados do Brasil. O questionário buscou coletar dados sobre o comportamento e tendências do mercado de Geo na pandemia da Covid-19. A pesquisa foi direcionada a Engenheiros Agrimensores, Cartógrafos, Civil, Agrônomos, Florestal e Ambiental, além de Geógrafos e Geólogos, Topógrafos, e Técnicos Agrícolas, em Edificações e em Agrimensura, que atuavam naquele período com negócio próprio, em empresa privada ou instituição pública.
A primeira pesquisa mostrou que 88,7% dos participantes continuaram trabalhando durante a pandemia, atuando com prestação de serviço na área de Geo (78,1%), em sua maioria, profissionais do sexo masculino (87,7%), com idades entre 26 e 45 anos (73,3%). Os dados de 2020 também revelaram que a busca por conhecimento migrou para os cursos e plataformas on-line.
Os profissionais de geotecnologias passaram a consumir vídeoaulas no YouTube (72,3%), a participar de grupos da área no WhatsApp (59%) e a assistir lives no Instagram (56,9%). Para 41,03% dos respondentes da pesquisa de 2020, essas redes sociais contribuem para uma atualização profissional contínua.
Veja estes e outros resultados da pesquisa de 2020 e participe da pesquisa de 2024.